23 de abril de 2013

Resenha A Intimação - John Grisham



Ficha Técnica
Título: A Intimação
Autor: John Grisham
Páginas: 283
Editora: Rocco







Desde muito tempo ouço e vejo dezenas de boas críticas aos livros do autor John Grisham, mas sinceramente, meu primeiro contato com o autor não foi tão bem sucedido.
Em A intimação, Ray Atlee recebe um comunicado de seu pai, um juiz que está morrendo e quer que Ray e seu irmão Forrest conheçam os termos de seu testamento. Quando Ray chega na antiga casa pertencente à diversas gerações de Atlees acaba encontrando o pai morto junto à uma considerável quantidade de morfina.
Durante o período em que Ray fica pensando quais atitudes tomar diante da morte do pai, ele descobre três milhões de dólares escondidos na casa. Começa aí a busca do homem para saber sobre a proveniência do dinheiro, ao mesmo tempo em que o Atlee mais velho trava um dilema interno de simplesmente permanecer com o dinheiro somente para si.
Quando me deparei com a premissa do livro achei-a muito interessante, com grande potencial para uma ótima aventura policial, porém me decepcionei diversas vezes durante a leitura.
O livro é monótono e os personagens maçantes. Eu imaginava uma narrativa totalmente diferente da qual encontrei. Pensei que o estilo de Grisham fosse ao menos parecido com o da diva Agatha Christie, mas me enganei redondamente. Há muita explicações de termos do Direito e muita descrição no decorrer da narrativa.
O enredo apresentado é fraco e desinteressante, as poucas reviravoltas, se é que posso chamar assim, são previsíveis e fracas. A maior parte do livro é reservado à descrições e confesso que não sou nem um pouco adepta a leitura de livros muito descritivos. A ação propriamente dita demora a acontecer e dura tão pouco que quase passa desapercebida.
Acredito que nenhuma leitura é perda de tempo, mas agradeço muito por existirem pessoas que disponibilizam seus livros para viajar pois assim pelo menos não gasto dinheiro com livros cuja narrativa acabam me decepcionando.
Tenho o livro O Testamento do mesmo autor que comprei em 2011 e se já não estava tão animada para lê-lo, agora que provavelmente ele permanecerá na fila de espera por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário