29 de março de 2013

Resenha O Mistério da Cidade-Fantasma - Marçal Aquino



Ficha Técnica
Título: O Mistério da Cidade-Fantasma
Autor: Marçal Aquino
Páginas:
Editora: Ática







Em dois dias, tempo ao qual levei para ler este livro, me vi transportada para uma época em que minha maior preocupação era tirar boas notas na minha nova etapa escolar, o ginásio. Há dezessete anos atrás eu começava a antiga quinta-série e junto com ela, iniciava também meu amor, hoje incondicional, pela leitura.
O primeiro livro que me recordo de ter lido, fazia parte da Coleção Cachorrinho Samba e tinha o título de A Mina de Ouro da autora Maria José Dupré. Esse livro me instigou a partir de sua leitura a desenvolver a vontade de devorar livros e com ele dei início a leitura voraz de grande parte dos títulos pertencentes à série Vaga-Lume.
Quando me deparei com O Mistério da Cidade-Fantasma por R$ 5,00 na Bienal de São Paulo ano passado, não pensei duas vezes, arrebatei-o para fazer parte da minha amada estante. Como estou em uma fase de tentar ler o maior número possível de livros que estejam encalhados na estante e aproveitando minhas revigorantes férias, resolvi relembrar um pouco a sensação de ler algo que fez parte da minha infância.
Cacá ó o mais velho de um grupo de cinco amigos que resolvem sair de São Paulo para passar o feriado prolongado em um camping próximo ao município de Bauru no interior do Estado. Após descerem do ônibus no local errado, Cacá, Patrícia, Mônica, Alex e Helinho se deparam com uma cidade completamente abandonada.
Com fome e cansados, os garotos resolvem passar a noite no hotel da cidadezinha e procurar ajuda na manhã seguinte. É a partir daí que começam os problemas para os adolescentes dessa história.
A narrativa de Aquino é maravilhosa, o autor nos apresenta descrições do cenário, mistérios e emoções na medida certa, além de valorizar a amizade, companheirismo e confiança entre os personagens. Apesar dessa valorização, Marçal Aquino nos mostra que ninguém é perfeito e que é normal nos sentirmos covardes e irritados com os outros de vez em quando (a parte de irritado no meu caso é de vez em sempre).
Sou suspeita a falar, mas O Mistério da Cidade-Fantasma é perfeito para apresentar as crianças à leitura. Aliás, toda a coleção da série Vaga-Lume é perfeita para introduzir os mais novos a este maravilhoso mundo da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário