3 de março de 2013

Resenha Divergente - Veronica Roth




Ficha Técnica
Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco






Divergente definitivamente foi um livro que me surpreendeu. Fazia tempo que estava com vontade de lê-lo mas tinha muita resistência em comprá-lo, motivo: perceber que gastei meu rico dinheirinho para comprar um livro cuja protagonista se parecesse com Cassia, personagem principal da série distópica de Ally Condie.
Cassia simplesmente me irritava demais com suas atitudes egoístas e extremamente infantis. Porém Beatrice me ofereceu uma bela surpresa! A garota de 16 anos é exatamente isso, uma garota de 16 anos verossímil.
Tris é cheia de dúvidas e tem muito medo das pessoas descobrirem suas reais fraquezas, porém o que ela acredita ser fraqueza, muitas vezes se torna sua maior força e demonstração de coragem, e ela demonstra isso quando se esforça para proteger aqueles que ama.
Divergente me ganhou logo no inicio ao apresentar-me personagens com dúvidas e atitudes reais, ninguém ali é excessivamente bonzinho, são pessoas reais, com sentimentos reais. A inveja é presente no coração da maioria dos jovens personagens, porém ao mesmo tempo em que possuem inveja dos feitos de seus amigos, eles acabam tendo atitudes altruístas e de amizade verdadeira ao tentar protegê-los.
Embora a cidade futurista de Chicago seja dividida em facções e os adolescentes serem obrigados a escolher em qual delas terá que passar a viver, podemos perceber que no fundo todos possuem um pouco das características de cada facção, mas a sociedade vigente insiste numa divisão, que na verdade é necessária para poder melhor exercer o controle sobre a massa.
Confesso que o único fato com o qual me decepcionei foi com a previsibilidade quanto a alguns acontecimentos, principalmente os que diziam respeito a Tobias, o par romântico de Tris. Mas fora isso, foi tudo maravilhoso, a escrita da autora é deliciosa e ágil, e te faz perder o fôlego em diversos momentos.
O livro sem dúvidas entrou para o meu rol de favoritos e não vejo a hora de ler o próximo livro da série.

Obs.: Como este livro é um Livro Viajante (LV) sinto certa apreensão cada vez que penso que terei que devolvê-lo rsrsrs...

http://www.skoob.com.br/livro/195226



Nenhum comentário:

Postar um comentário